sexta-feira, 18 de novembro de 2011

A Catedral de Lincoln


Orgão da Catedral de Lincoln
Alguém já deve ter ouvido, claro, a expressão anglo-saxão, anglicano e seus congêneres. Isso remete à Inglaterra e a maior parte do Reino Unido, país predominantemente protestante por causa de umas rixinhas entre Henrique VIII e a Igreja Católica Apostólica Romana e que posteriormente o tornou líder da Igreja Anglicana. Isso tudo para se casar com Ana Bolena depois de querer anular seu casamento com Catarina de Aragão. Bom, os britânicos sempre foram um povo à parte e Henrique VIII não fugia à regra, tendo casado-se seis vezes. Mas o post não é sobre reis e reinados.
Catedral de Lincoln

O post é musical. A Catedral de Lincoln, localizada, obviamente, em Lincoln, na Inglaterra, foi durante 249 anos a torre mais alta do mundo (1300–1549). E essa catedral abriga um dos mais sofisticados pipe organs do mundo. Pipe Organs, ou orgãos de tubos, numa tradução literal, são muito complexos e por isso belos e de sonoridade única. São enormes e tem como característica principal seu som produzido pelo deslocamento de ar, como complexas flautas gigantescas unidas e manipuladas por teclados destinados somente aos virtuosos músicos.O da Catedral de Lincoln possui mais de 28 mil tubos pra gerar seu som e foi o último projetado e construido por Henry Willis antes de sua morte em 1901. Tocar num Pipe Organ é pra poucos. Não venha com a idéia de que basta ser chamado de "cãozinho dos teclados" que poderá sentar lá e fazer soar todas as notas.
Para que aprecie sem moderação como é ouvir o som do Pipe Organ da Catedral de Lincoln, deixo com vocês um dos meus ídolos, grande tecladista britânico e que, por sinal, falando em Henrique VIII, compôs, a pedido da realeza britânica para comemoração dos 500 anos de sua ascenção ao trono inglês, "The Six Wives of Henry VIII", ou "As Seis Esposas de Henrique VIII", interpretado junto a uma orquestra com 70 integrantes, um coral de 40 vozes e, claro, junto a seu filho, Adam Wakeman, também tecladista.

Rick Wakeman, no Pipe Organ da Catedral de Lincoln:



Para conhecer mais sobre a Catedral de Lincoln: http://www.lincolncathedral.com
Para conhecer mais sobre Rick Wakeman: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rick_Wakeman

Nenhum comentário:

Postar um comentário

// // //